Não Trate Seu Cão Como Uma Pessoa: Isso Pode Afetar Seu Comportamento

Muitas vezes você chega em casa e se depara com as necessidades de seu cão no meio da sala. Você se sente frustrado, pois passou pelo processo de como ensinar seu cão a fazer xixi e cocô no lugar certo e tudo parecia bem resolvido.

Então você se sente confuso, se perguntando por que algumas vezes seu cão toma essa atitude. O que talvez você não saiba, é que o tipo de relacionamento que você mantém com seu companheiro, pode acarretar problemas para ele, como o desenvolvimento da Síndrome da Ansiedade de Separação (SAS).

Fazer xixi e cocô fora do lugar pode ser reflexo da síndrome

Acesse o site: http://tagarelapet.com/xixi-e-coco-no-lugar-certo/

A SAS nada mais é que a manifestação, pelos cães, de uma série de comportamentos quando são deixados sozinhos. Os sintomas começam a aparecer quando o dono do animal passa a tratá-lo como uma pessoa.

Mesmo que a intenção seja a melhor possível, isso pode fazer mal a seu pet. De acordo com especialistas em psicologia canina, cerca de 90% dos atos indesejados dos cães são ocasionados por seus próprios donos.

Ainda que os cães estejam cada vez mais humanizados, adotando comportamentos parecidos com os das pessoas, eles são bem menos exigentes e, se pudessem falar, talvez pediriam apenas coisas simples e suficientes para viverem felizes. Afinal, para isso, eles precisam de poucas coisas: abrigo, carinho, água, comida e cuidados.

Inserir hábitos inapropriados aos cães, para que eles pareçam mais humanos, acaba afetando o psicológico desses animais, levando-os a um quadro de Síndrome da Ansiedade de Separação. Isso pode trazer sofrimento para o seu pet, principalmente quando ficam sozinhos em casa.

Devido à sensação repentina de abandono, os cachorros afetados por essa síndrome costumam latir mais do que o normal e também praticam travessuras que comumente não fariam, como rasgar sofás, roer móveis e objetos, fazer xixi e cocô fora do lugar, entre outras. Para saber mais, clique aqui.

Ansiedade pode levar seu cão a fazer xixi e cocô fora do lugar

Especialistas explicam que essas atitudes ocorrem pelo fato de o cachorro estar acostumado a participar da rotina de seu tutor e a receber cuidados excessivos de seu  dono. Quando ele sai, o animal não consegue entender por que foi deixado para trás e entra em pânico.

É preciso ficar atento e entender que cachorro é cachorro, mesmo que você sinta por ele um amor de mãe ou de pai. Um cachorro deve ser tratado como um cachorro e deve ter respeitado seu espaço e estilo de vida de animal.

Se você tem medo de magoar seu companheiro mudando a forma de tratá-lo, não se preocupe. Esses bichinhos são mesmo divinos e não ficam magoados, já que a memória deles é de curta duração. Eles curtem mesmo é o momento presente, por isso, sempre estarão prontos para te receber com o rabinho abanando.

 

3 Dicas Para Evitar a Síndrome da Ansiedade da Separação:

1 # Sempre que possível, leve seu cão para um passeio antes de sair de casa. Assim, ele se sentirá cansado e vai tirar aquela soneca, não percebendo sua ausência.

2 # Sempre que precisar sair de casa, faça isso discretamente. Não se despeça de seu amiguinho, evitando deixa-lo estressado. Simplesmente saia.

3 # Brinque um pouco com seu pet e dê a ele um brinquedo ou um petisco antes de você sair. Isso vai mantê-lo distraído.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s