5 Perguntas Para Responder Antes de Adotar um Cão

seu-cao-quer-atencao-e-carinho

Não é por acaso que nós, humanos, adoramos a companhia de um animal de estimação desde tempos passados. Até mesmo a ciência já reconheceu que a convivência com um cachorro, gato, papagaio e outros pets é uma atitude que faz bem ao corpo e à alma.

Quem não gosta de chegar em casa e se deparar com seu fiel companheiro te esperando?  Nos últimos tempos, para o bem dos animais, muita gente tem optado em adotar ao invés de comprar um pet. Isso demonstra que estamos mais conscientes em relação ao cuidado com os animais abandonados.

No entanto, antes de procurar informações sobre qual raça levar para casa, é preciso saber se você está apto a assumir responsabilidades. Não é só dar banho, água e comida. Um animal de estimação precisa muito mais que isso. Precisa de cuidados para não se machucar, vacinas, tosa, alimentação adequada, atenção com a higiene.

O responsável pelo cão terá que ter paciência para ensinar como ele deve se comportar, onde deverá dormir e o local certo para fazer xixi e cocô. Como agir então? Veja abaixo 5 perguntas que você deve responder antes de adotar um cão:

# 1. Seu cão cabe no seu orçamento financeiro?

Ter um cachorro vai exigir compras e gastos permanentes com ração, remédios para pulgas, brinquedos, banho e tosa, coleira, vacinação, veterinário. Esses gastos são mensais, e caso ele adoeça, você ainda terá que disponibilizar um dinheiro a mais. Coloque tudo no papel e veja se você terá como arcar com essas novas despesas.

# 2. Tem espaço na sua casa para seu cão?

O ambiente onde seu cão passará a maior parte do tempo deve ser adequado para ele. Se você mora em casa com quintal, melhor, pois haverá mais espaço para seu cachorro. Se você vive em apartamento, serão necessárias algumas mudanças e definições, como onde seu cão fará a alimentação e suas necessidades. Você também deve se preocupar com a segurança dele, eliminando qualquer alternativa que coloque risco à vida de seu companheiro.

# 3. Você terá tempo para dar atenção ao seu cachorro?

Deixar seu cão sozinho em casa fará mal a ele

Trazer um animal para casa e deixá-lo sozinho o tempo todo não fará bem para ele. Um cão precisa se exercitar, gosta da companhia de seu dono e adora passear e brincar com outras pessoas. Por isso é importante, antes de adquirir um, verificar se você poderá priorizar um tempo junto com seu parceiro. Outra coisa que merece atenção é se o seu trabalho exige que você faça viagens. Nesse caso, você deve pensar antes se terá alguém com quem deixar seu cachorro.

# 4. Você terá tempo para treinar e educar seu cão?

Esse é um dos desafios de se ter um animal em casa. Educá-lo para que ele faça suas necessidades no lugar certo, não suba no tire-um-tempo-para-ficar-com-seu-parceirosofá e na cama, não rasgue ou estrague objetos exige tempo e paciência. Se você não treinar seu cão, poderá se estressar quando ele agir de forma inadequada e poderá até mesmo desistir dele. Se você não tiver tempo ou não se achar apto para isso, poderá contratar um adestrador profissional. Isso vai exigir mais gastos.

# 5. Você está pronto para dar carinho ao seu cão?

Na verdade, um animal de estimação exige muito pouco para ser feliz. O que ele quer mesmo é atenção e carinho. Claro, você não pode se esquecer dos cuidados de rotina, como manter o cartão de vacina em dia. Também deve deixar claro para ele que na casa tem regras, mas, se isso for feito com paciência e carinho, ele vai entender e se comportar como você espera. Depois que você pegar o ritmo, vai descobrir que ter um animal de estimação em casa não é nenhum bicho de sete cabeças.

pronto-para-dar-carinho-ao-seu-cao

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s