Como Adaptar Seu Cão ao Novo Lar

Animais de estimação nos alegram, nos fazem rir, nos levam para caminhar ao ar livre, enfim, nos fazem muito bem. Mas muitas vezes podem nos estressar também. Uma delas é quando voltamos para casa depois de uma rotina de trabalho e encontramos suas necessidades fora do local apropriado.

Se o seu cão foi adquirido recentemente, a falta de adaptação pode ser a causa desse comportamento. Talvez você ainda não teve tempo suficiente para adequar o espaço à condição do animal, que, além de atenção e cuidados, precisa de um ambiente seguro e confortável para se sentir bem no novo lar.

Entrosando com outros animais

ande-com-o-filhote-pela-casa-para-que-os-outros-animais-acostumem-se-com-seu-cheiro

 

Se você tem outros animais em casa, isso vai exigir que você tenha atenção especial com o companheiro que está chegando. Antes de levá-lo para casa, ajeite tudo, defina local para alimentação e para as necessidades de seu cão, de acordo com o espaço que você tem disponível. Mas tome cuidado para não alterar os hábitos dos outros animais que você já possui. Respeite sempre o território deles!

Deixe o novo membro mais no anonimato e, aos poucos, comece a circular com ele pelos cômodos da casa.  O odor do novo habitante vai se espalhar pelo ambiente, fazendo com que o pet mais antigo se acostume e não seja pego de surpresa. No segundo dia, ande com ele por toda a casa, sempre segurando-o no colo. Depois deixe-o no chão e observe o primeiro contato com os outros animais.

Se os animais se mostrarem amigáveis, distribua carinho a todos! Logo, logo, eles vão estar entrosados.

se-o-primeiro-contato-for-amigavel-a-relacao-entre-os-caes-sera-tranquila

Depois da adaptação, comece a educar seu cachorro

Agora que o seu cão já está ambientado com o novo lar, você vai precisar tirar um tempinho para ensiná-lo como fazer xixi e cocô no lugar certo. Tenha paciência com ele e não utilize métodos ultrapassados, como bater nele ou esfregar seu focinho em suas necessidades. Isso só irá retardar seu aprendizado!

Uma dica simples é separar um local e forrar o piso com jornal, deixando o cão nesse espaço e, aos poucos, ir retirando algumas folhas do jornal. Em pouco tempo, ele vai se acostumar a fazer xixi e cocô apenas no jornal. No início, sempre que ele acertar o lugar, faça um elogio e o recompense com algum aperitivo ou um brinquedo.

Você vai ver que rapidamente seu parceiro terá aprendido o local apropriado para suas necessidades.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s